Táticas Educacionais

Desenhamos táticas educacionais que valorizam as vocações individuais e promovem criações coletivas, em múltiplos formatos, criando jornadas para a aprendizagem com propósito. 

Somos pioneiros no uso de tecnologias para a aprendizagem, no desenho de narrativas educativas transmidiais e sua conexão com o mundo real. Nossas metodologias e iniciativas contam com reconhecimento internacional.

Appiario - Laboratório de Inovação Social e Educacional

Appiario é o Laboratório de Inovação Social da Editacuja, criado com a missão de conectar narrativas e tecnologias às vocações dos contextos onde atua, desenhando soluções para os desafios que enfrentam. 

Reconhecido por instituições como o MIT Technology Review 35, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), atualmente, Appiario é um laboratório itinerante, que atende às instituições e comunidades que querem inovar em seus processos e gerar impacto positivo nas vidas pessoais e coletivas.

Em COMUNIDADES

CEIT PR3G  Bahia Brasil, 2013-2015 

El Habitante, Santa Marta, Colômbia, 2016

Parque Educativo San Vicente Ferrer. Colômbia, 2015

Os Appiarios em comunidades promovem soluções inovadoras e colaborativas para as necessidades locais, através da formação de jovens em tecnologias sociais e digitais, promovendo novos negócios sociais para a pesca, agricultura e turismo comunitário, entre outros.  

PeaceHackCamp

O #PeaceHackCamp é um acampamento internacional de inovação para a paz, que nasce de uma rede global de laboratórios de inovação. O primeiro encontro foi realizado no Sudão do Sul e, em 2017, a edição colombiana realizada pelo Appiario, uniu 16 laboratórios nacionais e internacionais à comunidades do país: agricultores, profissionais de turismo, estudantes, educadores e crianças para a apropriação de ferramentas de liberdade. Por este projeto, recebemos o Prêmio de Mobilização Social e Digital para a Paz, do Ministério TIC colombiano.

Em INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS

Universidad Nacional de Colombia 2016-2017 

El Espectador 2016-2017 

Universidad de la Sabana 2016-2017

Nas instituições, o Appiario atua realizando jornadas para a implementação de processos de inovação, desenvolvendo atividades de formação docente e discente para promover cultura da criatividade e aprendizagem baseada em projetos para o mundo real.  

Transmídia Educacional

A transmídia é a arte de contar histórias em múltiplas plataformas, com conexões sutis, impulsionadas pela interação, a coautoria, elementos transversais e disruptivos que atendem às necessidades da sociedade hiperconectada. Nós usamos a transmídia como propulsora de  trilhas de aprendizagem engajadoras, onde os participantes se despertam para o prazer por aprender e fazer. 

Programa Editacuja na Escola - 2012

Implementamos com a escola Lourenço Castanho um laboratório de Desenho de Experiências de Aprendizagem para professores e estudantes,  com  perspectiva transdisciplinar, para a apropriação de ferramentas digitais e o desenvolvimento de conteúdos e rotas educacionais interativas, transformando participantes em coautores da aprendizagem.

Transmedia Editorial - 2013

Programa desenhado para editoras de diferentes tamanhos e gêneros colombianas. Storytelling e publicação multiplataforma para o futuro editorial. Desenvolvido com o apoio da ProColombia, agência para a exportação colombiana, e Câmara Colombiana do Livro. 

Narrathon - Jornadas de cocriação transmídia - 2015

A Narrathon é uma jornada transdisciplinar para a exploração de estratégias narrativas multiplataforma, onde estimulamos processos de coautoria e interação, métodos de storytelling e ferramentas digitais.   Com metodologia inédita e gamificada, já realizamos jornadas com universidades, escolas, comunidades e empresas, em 3 Continentes.

Tecnologias ubíquas para a aprendizagem - mLearning

O mundo real é uma plataforma que, associada às tecnologias ubíquas, potencia aprendizagens e gera experiências significativas. Desenvolvemos programas de apropriação destas ferramentas, exploração das suas linguagens e desenho de rotas pedagógicas de experimentação em contexto, alinhadas à complexidade do educar e aprender do século XXI.

Oficinas de Mobile Learning - desde 2011

Programa de formação em Mobile Learning, com oficinas para educadores e autores, para o desenho de experiências de aprendizagem móvel, inauguradas em 2011 e realizadas no Brasil,  Colômbia, México e Argentina,, em parceria com Universidades, Escolas, Empresas e comunidades.

Aprendendo em Rede Sobre o ECA - Estatuto da Criança e Adolescente - 2009

Primeiro curso móvel da América Latina, Aprendendo em Rede sobre o ECA foi realizado em parceria com o Instituto Vivo e, nele, usamos os celulares como ferramenta de formação, oferecendo conteúdo de alcance nacional aos Conselheiros Tutelares de todo o Brasil.

Expedições Educacionais

Tendências e experiências inovadoras para inspirar iniciativas no Brasil. A Editacuja desenhou Expedições Educacionais para educadores e gestores conhecerem laboratórios de inovação e instituições dedicadas ao desenho de políticas públicas, para ressignificá-las a partir dos seus contextos. Visitas à Media Lab MIT, Escola de Educação de Stanford, Museu da Criatividade e da Criança, escolas públicas e privadas que implementaram iniciativas inovadoras, Unesco – New York.

Entre em contato

Se você quer conhecer, explorar e criar ferramentas táticas para o seu contexto, entre em contato
Compartilhar em facebook
Facebook
Compartilhar em twitter
Twitter
Compartilhar em linkedin
LinkedIn
pt_BR
es_ES pt_BR