Quatro autores da Coleção Caravelas, editada pela Editacuja, apresentam e comentam seu livro. Cada uma das obras propõe uma viagem narrativa diferente, mas que convergem no exercício da poesia como ressignificação de tradições e contemporaneidades brasileiras.
De Biblioteca Parque Villa-Lobos – leia a matéria completa aqui.
Quatro autores da Coleção Caravelas, editada pela Editacuja, apresentam e comentam seu livro. Cada uma das obras propõe uma viagem narrativa diferente, mas que convergem no exercício da poesia como ressignificação de tradições e contemporaneidades brasileiras. Para complementar, o público presente terá acesso a experiências audiovisuais interativas a partir de cada livro. Indicado para pessoas a partir de 12 anos.
Sobre a mediadora:
Érica Casado é cofundadora da Editacuja, antropóloga e editora. Desenvolve projetos literários e de impacto social e, desde 2008, tem atuado junto às comunidades, escolas e empresas em processos de transformação social e digital. Seus projetos têm recebido reconhecimento nas áreas de inovação social e digital, por instituições como o MIT e o Ministério TIC Colômbia. É apaixonada por livros impressos e acredita que a poesia pode transformar o mundo.
Sobre os autores:
Ana Cláudia Romano Ribeiro é professora no Departamento de Letras da UNIFESP e desenvolve projetos nas áreas de escrita, tradução, artes visuais e performance. É autora do livro de desenhos e poemas Ave, semente (Editacuja, 2021) e das tirinhas A vida de Deise, em parceria com Deise Abreu Pacheco, divulgados semanalmente no Instagram e do Facebook.
Marco Catalão é poeta, dramaturgo e ficcionista. Escreveu, entre outros livros, No cravo e na ferradura (Prêmio Internacional Literatura Para Todos), Agro Negócio (Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia), Sob a face neutra (Bolsa Funarte de Criação Literária, Prêmio Ideal Clube de Literatura), O país das luzes flutuantes (Prêmio Bunkyo) e As asas do albatroz (Prêmio Rio de Literatura).
Pedro Marques é poeta e estudioso. Professor de literatura brasileira da UNIFESP. Trabalha com pesquisa e composição de poesia escrita, falada e cantada. Editor do site Poesia à Mão. Curador da Coleção Caravelas, da Editacuja. Livros de poemas: Clusters (2010), Cena Absurdo (2016), Encurralada (2020) e Saques & Sacanagens (2021).
Pablo Simpson é poeta, tradutor e professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutor em Teoria e História Literária pela UNICAMP, é autor de O Rumor dos cortejos: poesia cristã francesa do século XX (Unifesp, 2012), de Rastro, hesitação e memória: o tempo na poesia de Yves Bonnefoy (Editora da Unesp, 2016) e do livro de poemas O Tio da caminhonete (Editacuja, 2021).